29/05/2023

Como regular seu sono sem medicamentos em 6 passos

Dormir é essencial, todo mundo já sabe e faz muito bem à saúde e à qualidade de vida. Mas no Brasil, segundo estudo de cientistas da USP e da Unifesp, mais de 60% das pessoas relatam que não dormem bem. São diversos os motivos de não ter uma noite bem dormida, que variam desde problemas com a própria respiração, pernas inquietas, ansiedade e depressão ou ambientes que possam ter muitos ruídos ou até o ronco do parceiro/a. 

 

Muitas vezes, vem o pensamento, mas é possível realmente dormir bem?  

Claro que sim, existem muitas formas de melhorar os hábitos ao dormir, algo que pode ajudar muito é a rotina, é ter constância, é mudar  o comportamento e entender também qual a quantidade de sono que você precisa. Há pessoas que precisam dormir mais ou menos. 

 

Alguns hábitos podem prejudicar muito o sono e são praticados por muitas pessoas diariamente. 

- Comer muito próximo do horário de dormir. Isso não é benéfico porque o corpo precisa e muito ter um tempo para digerir o alimento, e comer muito próximo desse horário não vai ajudar; 

- Ficar no celular durante a noite. A luz azul do celular pode despertar e aí a hora que viu, simplesmente ficou várias horas e não percebeu e aquele sono foi embora; 

- A ingestão de cafeína, que é um estimulante, pode prejudicar muito o sono, trazendo o efeito reverso no corpo; 

- A longo prazo, dormir com medicamentos pesados, pode trazer a sensação que a pessoa só conseguirá dormir se tomá-los, e alguns casos pode levar até a dependência; 

- Pensar muito no dia, o que poderia ter feito, ou pensar em problemas, a hora  de dormir precisa ser leve e relaxante, mas no dia a dia, isso pode até parecer meio impossível, mas não é. 

 

Mas e agora, o que é possível fazer para dormir melhor? Siga esses 6 passos e veja seu sono melhorar:  

  1. Alimentação leve e saudável auxilia muito, principalmente a noite, a alimentação está muito ligada ao sono; 
  2. Tomar chás  relaxa bastante e ajuda na digestão também, uma sugestão são os de camomila, cidreira, nada de ingerir chás com cafeína, que faz exatamente o efeito contrário;
  3. Ter uma rotina de exercícios físicos é uma excelente prática, equilibra o corpo e a mente. E uma recomendação, se fizer algum exercício à noite, que seja mais cedo, para não ter o efeito despertador e acabar tirando o sono ao invés de melhorar a qualidade dele; 
  4. Criar uma rotina de ir relaxando a noite, ler um livro, ver um filme leve, ouvir uma música, falar com pessoas que gosta, abraçar o pet, tudo isso cria bons momentos e relaxa o corpo e a mente;
  5. Há manipulados excelentes de origem natural que atuam no relaxamento e tem como foco melhorar o sono como esses 3 listados abaixo:
    1. ProSleep da R. Pharma, que através de seus ativos naturais, presentes em frutos “berries”, que são ricos em fitonutrientes, atuam contra a inflamação dos neurônios e elimina toxinas, trazendo um sono reparador, aquele que quando se acorda, tem a sensação de descanso mesmo. 
    2. Pinetonina, aplicado diretamente no nariz, como os famosos descongestionantes nasais, derivado de óleos essenciais, possuem propriedades terapêuticas promovendo o bem-estar, reduz o estresse e a agitação. 
    3. Sono Bom, ele tem efeito calmante e melhora sintomas  de  ansiedade, agitação, tem ação relaxante e até analgésica, entre  outras, um destaque é que ajuda a ter um sono de qualidade, mais profundo e que tem a sensação de realmente acordar descansado e de rápida eficácia e 100% natural. 
  6. Repor a melatonina, hormônio natural que regula o sono, pois muitas vezes ela não está nos níveis ideais. A R.Pharma possui uma que com certeza pode auxiliar. Dentre os seus benefícios também estão a ação antioxidante e redução da acidez no estômago.

 

Além desses passos, é sempre importante procurar um médico, ter um acompanhamento e entender o seu corpo e também a sua mente.